sábado, 28 de agosto de 2010

Vanquish Fest update

Venda de ingressos a preços promocionais (R$ 35,00) estendida até o dia 31/08.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Portion Control - A Fair Portion cassete

Ultimamente, tem se espalhado em mp3 pela net esse cassete do Portion Control de 1980, mas na verdade é o Private Illusions No.1 que, por algum motivo, foi espalhado como nome de A Fair Portion.

Seria bom demais para ser verdade se algum bom samaritano convertesse o A Fair Portion para mp3, eu consegui só as faixas que saíram no compacto de bônus do box Progress Report (resenha a caminho), e digo que vale MUITO a pena ouvir, espero que passem logo para mp3 isso.

Track list do Private Illusions, para quem quiser renomear as faixas, abaixo:

  1. Cats On A Hot Tin Roof 1:37
  2. Double Vision 2:38
  3. Power Studge And Crust 2:34
  4. White Cubes 2:22
  5. The Mote In Gods Eye 2:01
  6. Go For The Throat 2:13
  7. Slim Waters 2:38
  8. Experiment Stress Project 2:10
  9. Torrid Tale 2:00
  10. Rough Trooper
  11. Kiss Kiss

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Screenshots de Games de 8 e 16 Bits

Recentemente resolvi criar no flickr um álbum só com screenshots de jogos - até agora só os antigos - é interessante observar como era a estética visual das épocas em que alguns desses jogos faziam sucesso, especialmente o futurismo retrô da série Nemesis/Gradius, diria que foi o ocaso da era do futurismo retrô. Veja abaixo o screenshot da versão de MSX do Nemesis, com a paleta de cores limitadas desse computador de 8 bits parece ter mais graça do que a versão arcade, mais refinada e com cores menos extremas.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Pequeno Livro do Rock - Leitura Recomendada I


Escrito e ilustrado pelo cartunista francês Hervé Bourhis, apesar do nome aparentemente restritivo, o que "O Pequeno Livro do Rock" tem de pequeno é só o formato mesmo, pois o conteúdo é bem abrangente, tanto em termos de linha temporal quanto estilos. O livro retrata o histórico do Rock 'n' Roll e da indústria fonográfica desde as origens mais remotas até os dias de hoje. A data de nascimento do rock como estilo musical é incerta e discutível de acordo com o próprio livro - há algumas estipulações, mas nada consensual .

O importante é que além de informação, o livro é uma ótima fonte de diversão e consulta para qualquer hora, em formato HQ, com ilustrações feitas pelo próprio autor desde as bandas até posters e capas de discos. Além do tema central, são abordados outros estilos (da bossa nova ao industrial) e assuntos pertinentes ao cenário de cada época (abordado ano a ano), como a invenção da guitarra elétrica, surgimento das jukebox, etc. De brinde ainda temos as "pop battles" - nome pomposo para comparações entre astros - que comparam os artistas de nichos semelhantes de cada época, por exemplo: Bowie VS Lou Reed, Prince VS Michael Jackson, tudo isso repleto de fatos e ilustrações apresentados em páginas dos anos em que ocorreram.

Dentre as peculiaridades que me interessaram e serviram de inspiração, estão a lista de álbuns de krautrock (72) e o conceito de "NÖVÖ", mais um desses nomes malucos para música eletrônica da época (78) que não pegaram realmente. 

"5 discos de krautrock"
  • Can - Ege Bamyasi
  • Neu! - Neu!
  • Faust - Faust So Far
  • Ash Ra Tempel - Schwingungen
  • Amon Düül II - Wolf City

"5 EPs de NÖVÖ"
  • Amanda Lear - Follow me
  • Kraftwerk - We are the robots
  • Telex - Moskow Diskow
  • The Normal - T.V.O.D.
  • Throbbing Gristle - United

Minha única queixa, deixaram Killing Joke de fora!

domingo, 15 de agosto de 2010

For Against

Banda americana, passou por várias formações, tendo como único membro constante o baixista e vocalista Jeffrey Runnings. For Against é considerado como um dos maiores segredos musicais dos Estados Unidos. Estão ativos de 85 até hoje (com um hiato de 95 a 2008).

Ironicamente, ficaram famosos no meio minimal wave por conta do EP "In The Marshes" de 1990, a faixa Amen Yves saiu na coletânea "Return Of The Banshee" de 95. A maior parte da obra do For Against pode ser categorizada como "indie rock" (apesar de eu achar esse um rótulo que não diz nada), esse EP em particular tem bases sintetizadas, com timbres que agradam ao público de minimal wave, misturados com aquela atmosfera post punk e um acréscimo de melancolia presente nos trabalhos iniciais da banda.

Não sem razão, das bandas que eu mostro aos amigos em geral, essa faz muito sucesso, vale a pena ouvir. Apesar de Amen Yves ser a faixa mais famosa, eu acho que Fate, do mesmo EP, é uma das melhores músicas que já ouvi até hoje.

O tão falado hit:





O lado A do primeiro compacto de 85:



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cover do Visage feito por Die Krupps + Client

Dia desses por algum motivo resolvi me perguntar que fim teria levado o Die Krupps, e ,entre outras coisas, aproveitei para ver o que achava no youtube. Eis que descubro "Der Amboss" - "The Anvil" no original em inglês do segundo LP do Visage. O que mais me surpreendeu foi que mesmo a versão original do Visage também é assim agressiva.

Ao que tudo indica esse cover saiu apenas no CD "Too Much History: Electro Years Vol. 1".

Vale lembrar que Die Krupps nem sempre foi metal, a fase dos anos 80 da banda começou querendo ser progressivo/kraut para virar algo parecido com NDW e depois caminhar para o EBM, o que culminou na clássica Machineries Of Joy, que tem participação especial do Nitzer Ebb.



Nazi Disco

Trio neozelandês de industrial do começo dos 90 que eu consegui - em algum dos meus escambos - com um dos membros da banda, com quem tenho contato até hoje por sinal. Reencontrei o CDR com três versões do "hit" da banda perdido no meio dos meus CDs enquanto mudava de endereço. A parte boa é que posso compartilhar isso, a parte ruim é que só existe isso deles para compartilhar. 
O baixista Mike Rea, com quem tenho contato ainda, hoje em dia se dedica ao seu projeto solo Reflex Condition.

Nazi Disco - Sin - 4:43 by Reflex Condition

Link:
Club Bizarre

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Best Of Virtual do Bourbonese Qualk


Banda clássica de industrial britânica, porém sempre obscura. Para quem gosta de coisas como Cabaret Voltaire e Test Dept. isso pode ser diversão garantida. Além das já esperadas músicas mais eletrônicas com vocais distorcidos e os ritmos não muito usuais, espere umas pitadas de kraut rock e de quebra uma peça para três guitarras acústicas (com efeito) em "Behind Closed Doors".

Essa seleção foi feita por um selo que faz bootlegs chamado "Anomolous Mind", que parece não existir mais, já que não achei traço dele, exceto pelo menção no blog do próprio Simon Crab do Bourbonese Qualk. Vale lembrar que essa selação só inclui faixas do período de 83 a 87, mp3 com bitrate de 228 e com direito a capa, o título é "Adventures in Forestry". Para baixar e ler a publicação onde achei, visite aqui.

Caso alguém sinta um súbito impulso de conhecer mais, o site oficial da banda tem quase tudo disponível em mp3 de boa qualidade e de graça.



Skin Deep, uma das faixas que eu gosto muito nessa coletânea (o LP inteiro em que ela saiu é muito bom!)



...e Shutdown, a que eu não sei como deixaram de fora...

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

'Best Of' do AAAK lançado pela Electric Tremor


AAAK, ou As Able As Kane, banda inglesa do fim dos anos 80 - com discografia modesta em quantidade de títulos, porém notável pela qualidade - talvez seu sucesso dentro do estilo EBM na Europa continental seja parcialmente acidental. Graças o segundo álbum que foi lançado pelo selo belga Kk Records. Acredito que não fosse por isso, estariam fadados ao esquecimento quase completo hoje em dia. Com sonoridade agressiva e vocais gritados, lembra de longe Nitzer Ebb, mas não se deixe enganar pela comparação, AAAK está longe de ser clone de alguém, com muita originalidade e competência, são dignos de fazer parte de qualquer coleção.

Esse Best Of reúne no primeiro CD faixas dos dois álbuns lançadas entre 89 e 90, Bulding Scapebeat e Big Fist, respectivamente, mas com som remasterizado (chega de frustração com o som baixinho do Big Fist original!). No segundo CD estão faixas demo e também algumas ao vivo. Diversão garantida e nem custa caro.

Vale lembrar que, no Brasil, Concrete foi um hit que é lembrado até hoje.


Links:
Electric Tremor
Myspace
Facebook

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sai LP de cassetes do Neon Judgement


Recebi a notícia hoje por email: finalmente sai o LP Early Tapes do Neon Judgement, um relançamento incluindo os dois cassetes da banda na íntegra. Algumas das músicas já saíram antes em outros lançamentos, mas a maioria nunca esteve disponível em outro formato até então. Algumas faixas conhecidas estão presente em versões diferentes e não menos interessantes do que as versões finais, por Exemplo Sister Sue e Factory Walk. Para quem já gosta da banda, vale a pena conhecer a fase mais crua e agressiva.
Sendo mais um lançamento da Dark Entries eu esperaria ótimos resultados. As músicas foram remasterizadas diretamente das master tapes originais, o que garante uma boa qualidade final.

Tracklisting:
A1 Factory Walk
A2 Sweet Revenge
A3 Harem
A4 The Machine
A5 Army Green (WOIII)
B1 Schyzophrenic Freddy
B2 TV Treated
B3 Stay Mad
B4 Sister Sue
B5 On My Own

Outros lançamentos interessantes da Dark Entries na fila de espera:
  • Jeff and Jane Hudson - Everything 2xLP 
  • Vita Noctis - Collected Works 2xLP 
  • Nagamatzu - Sacred Islands Of The Mad LP