terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Referências a Alfred Hitchcock na música

Nunca foi novidade que as diferentes formas de arte conversam entre si – isso já é sabido desde o neolítico. Porém, não perde a graça citar onde essas referências e influências aparecem, desde meros detalhes, como samples ou citações nas letras, a músicas inteiramente dedicadas ao assunto em questão.

No caso, fiz uma pequena seleção de músicas que encontrei que possuem referências ao diretor Alfred Hitchcock, conhecido como o mestre do suspense e que nos brindou com obras primas como Psicose, Vertigo e O Homem Que Sabia Demais.

A banda de new wave Landscape fez uma música e clipe dedicados ao filme Psicose tendo como título “Norman Bates”, nome do serial killer de dupla personalidade que serve de título para o filme. A letra é somente uma repetição de “My name is Norman Bates. I am just a normal guy.”. O clipe, reencenando o filme de forma cômica, é uma atração à parte.

Patrick Miller, conhecido pelo nome artístico Minimal Man, é autor da faixa Shower Sequence, com mais de 8 minutos de duração em homenagem à passagem mais célebre do filme Psicose. Uma das poucas partes com vocal da música é a repetição de uma das falas do monólogo em que Norman Bates é completamente tomado pela personalidade que coexiste em sua mente, a de sua própria mãe: “I wouldn’t hurt a fly.”.

A banda Sonic Youth fez referência a dois filmes de Alfred Hitchcock em Shadow Of A Doubt que é título de um de seus filmes clássicos – A Sombra De Uma Dúvida em português – e na letra da mesma há o trecho “met a stranger in a train”, provável referência ao filme Strangers In A Train – Pacto Sinistro em português.

Além dos três casos anteriormente citados, também há samples de filmes do Hitchcock em outras músicas. Insane da banda Kode IV, que apresenta parte da trilha sonora da cena do chuveiro, e as músicas "Smothered Hope", "Glass Houses", "Far Too Frail" and "Glass Out" do Skinny Puppy que contêm várias falas do filme A Sombra De Uma Dúvida de 1943. Esses são alguns exemplos, certamente que há muito mais por aí.

Agradecimentos especiais à Lidia do Kunst Ist Krieg pela ajuda com os vídeos de Shower Sequence e Insane.

Landscape - Norman Bates

Minimal Man - Shower Sequence

Sonic Youth - Shadow Of A Doubt

Kode IV - Insane

3 comentários:

  1. A música do Landscape é MUITO LEGAL \o/

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de um remix da "Galleries of Pain" do Placebo Effect que tem uma introdução retirada da trilha do PSICOSE.

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado, havia me esquecido dessa do PE, mas acho que era a versão normal dela mesmo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.