quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cactus Man 012 - Minimal Wave


Nesta semana o programa é inteiramente dedicado a minimal wave, pode parecer limitado, mas é o exato oposto, pois trata-se de um termo relativamente genérico para se referir às produções eletrônicas de baixo orçamento - mas nem por isso de baixa qualidade - do período que abrangia principalmente o fim dos anos 70 até o final dos anos 80 que muitas vezes poderiam ser encaixadas em outros estilos mais populares da época, tais como new wave, synth pop, post punk, industrial e por aí vai. Em grande parte, essas bandas não fizeram muito sucesso na sua época, às vezes por causa da distribuição precária e tiragens muito restritas; pelo mesmo motivo, tornaram-se objeto de culto entre colecionadores ao longo do tempo e escaparam do esquecimento. Vale notar que algumas bandas bastante populares - Soft Cell é um bom exemplo - poderiam facilmente fazer parte do dito estilo em seus começos de carreira e também é muito importante ressaltar que ainda existem produções dentro desse estilo nos dias de hoje que frequentemente fazem parte das seleções do programa.

Finalizada a breve descrição do estilo, o programa terá, entre outras bandas, Portion Control, Snowy Red, Iron Curtain e Crash Course In Science, bons exemplos de objetos de culto, cujas edições originais de alguns de seus LPs ainda alcançam altos preços independente dos relançamentos. Também não ficaram de fora tesouros que foram originalmente lançados somente em cassete, como The Misz, Enzo Kreft e Asmodaeus, que depois de tantos anos como raridades foram relançados em coletâneas. Importante lembrar que o Brasil também teve produções que poderiam se encaixar no estilo, representado nessa seleção por Kodiak Bachine, aquele que fazia parte da banda Agentss, outros bons exemplos, que com certeza farão parte de programas futuros, eram Harry (que lançou um CD faz pouco tempo) e Azul 29.

Notas: 
  • Hoje em dia CDs nesse estilo são lançados no Brasil pela Wave Records.
  • No vídeo, o punk sintetizado do Units.

O programa acontece toda quinta-feira às 22h30 e pode ser ouvido na Radio Enter The Shadows ou pelo aplicativo tunein. Haverá reprises sábado e domingo por volta das 20h.

Clique aqui para ler um outro artigo mais antigo e, talvez, mais aprofundado sobre o estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.